As plantas mandam pedidos de socorro através de suas folhas, flores e galhos quando são atacados por pragas e doenças ou enfrentam condições desfavoráveis de cultivo. São sinais de alerta, muitas vezes de difícil identificação, mas que demanda pronta solução.
Folhas amarelas e caules escurecidos e podres
- Regas excessivas ou má drenagem do vaso. Regue moderadamente, sem encharcar.
Folhas muito alongadas e caules espichados
- Luz insuficiente. Coloque a planta em local mais iluminado.
Folhas amarelas, mas planta com aparência sadia
- Excesso de luz; fato comum no caso de plantas de sombra expostas à luz direta do sol.
Folhas esburacadas ou com margens comidas
- Ataque de formigas, lagartas, lesmas e caracóis.
Folhas novas, atrofiadas, cobertas por insetos minúsculos.
- São pulgões, que sugam a seiva da planta, atraem formigas e favorecem o aparecimento da fumagina.
Folha coberta por película negra
- É a fumagina, doença por fungo, que impede a fotossíntese, matando a planta.
Manchas amarelas salientes, com murchamento e queda das folhas
- Pode ser ferrugem, doença por fungo comum em gerânios, cítricos, pés de tomate, pimentão, berinjela.
Manchas que parecem mofo
- Inicia esbranquiçada, passa a amarelo-avermelhada e causa o murchamento da folha. É o oídio, doença comum em roseiras.
Toda praga tem pelo menos um inimigo natural
1 - Formigas e saúvas
Pão caseiro e vinagre. Picar o pão e embeber em vinagre, colocando próximo às tocas/ ninhos / carreadores e em locais onde as formigas estão cortando. O produto é introduzido na alimentação, cria mofo e fermenta. Isso é toxico e mata as formigas.
2 - Pulgões, lagartas, vaquinhas (joaninha verde)
- 1 Kg de cebola ou cebolinha verde
- 10 litros de água
Cortar as cebolas escolhidas, e misturar com a água, deixando curtir 07 dias. Para pulverizar as plantas utilizar 1 litro da mistura para 3 litros de água.
3 - Pulgões em hortaliças e frutíferas
- 1 Kg de confrei (Symphytum Officinali)
- Água suficiente
Utilizar o liquidificador para triturar o quilo de folhas de confrei com água e deixar em infusão por 10 dias. Acrescentar 10 litros de água na mistura e pulverizar as plantas. Perigo quando ingerido.
4 - Pulgões, ácaros e algumas lagartas
- 1 Kg de folhas de talo de cravo de defunto(Tagetes Minuta e Tagetes Erecta
- 10 Litros de água
Misturar tudo. Levar ao fogo e deixar ferver por meia hora ou então deixar de molho por dois dias. Coar e pulverizar o preparado sobre as plantas.
5 - Lesmas
Embeber papeis toalhas, trapos velhos, ao lado da planta infectada, com cerveja.
À noite, estes bichos noturnos, virão atraídos pelo cheiro e acabarão morrendo.
"TODA PLANTA COM NUTRIÇÃO EQUILIBRADA E SADIA DIFICILMENTE SERÁ ATACADA POR PRAGAS E DOENÇAS".
Publicado originalmente em: floresejardins.com
Fenômeno é capaz de matar animais e vegetais e comprometer ecossistemas.
É toda chuva que tem um pH abaixo de 7, o índice normal da água. Se essa regra for levada ao pé da letra, porém, toda chuva poderá ser considerada assim, já que sempre existe alguma concentração de ácidos nas torrentes.
O bicho só pega mesmo quando o nível é de 5,6 ou menos: a partir daí, ela se torna capaz de matar peixes, destruir o solo e corroer materiais sólidos.
O fenômeno rola porque as nuvens de chuva não são formadas só por vapor d’água, mas também por gases diversos.
Os componentes gasosos da poluição, como o dióxido de carbono (CO2), o dióxido de enxofre (SO2) e o óxido de nitrogênio (NO), se misturam a eles e podem, inclusive, viajar com o vento e contaminar a chuva de outras cidades.
Quanto mais poluído o ar, mais ácida é a chuva - cidades com alta atividade industrial têm níveis piores.
O governo canadense, por exemplo, estima que mais de 14 mil lagos do país tenham água ácida, por causa da chuva.
No Brasil, há chuva ácida em lugares como a região metropolitana do Rio e Cubatão (SP).
DRINQUE CORROSIVO
Beber chuva ácida pode causar hipertensão, problemas renais e pulmonares, mas só se o consumo for constante e por muito tempo. A acidez ocasional não nos causa dano. Um copo de suco de limão, por exemplo, tem pH 2
GOTAS DE MALDADE
Fenômeno é capaz de matar animais e vegetais e comprometer ecossistemas
MORTE NO MAR
As piores consequências são para lagos, rios e mares. A água contaminada por metais pesados, como o alumínio, o ferro e o magnésio, se torna tóxica para peixes e outras espécies aquáticas, matando-os. Isso compromete toda a cadeia alimentar da região, afetando pássaros e outros animais
TERRA EM TRANSE
O solo de matas e florestas é capaz de anular parte do efeito da chuva ácida, mas não todo. Ela dissolve nutrientes, como cálcio e potássio, comprometendo a nutrição da árvore, ao mesmo tempo que deposita materiais tóxicos no solo, como alumínio. A vegetação vai enfraquecendo gradativamente
CIDADE EM RUÍNAS
Pode levar décadas, mas pedras como calcário e mármore não resistem à chuva ácida - o carbonato de cálcio nesses materiais reage com os ácidos. Construções históricas, como o Taj Mahal, sofrem com isso. Metais de pontes, trilhos, canos e afins também desgastam, por oxidação seguida de corrosão.
planetasustentavel.abril.com.br
Cascas e talos de legumes, verduras e frutas, são facilmente descartados na cozinha - mas não deveriam. Com criatividade, eles podem ser usados no preparo de bolos, sopas e geleias
ABACAXI
Sua casca possui três vezes mais fibras do que a polpa e dá um ótimo suco. Antes de bater a casca com água, deve-se ralar a parte externa para retirar um pouco das saliências e cozinhá-la por alguns minutos. A água do cozimento ainda pode ser usada para preparar um chá.
TALOS DE LEGUMES
Todos podem ser aproveitados como recheio de tortas, panquecas e também para o preparo de patês e molhos. Em alguns casos, os talos podem ser refogados antes para ficarem mais moles. Os talos do rabanete vão bem na omelete, enquanto os de brócolis são bons complementos à maionese de legumes e no tempero do arroz ou da farofa. Talos de couve podem servir a um cozido.
PARA GUARDAR
Talos e cascas podem ser armazenados em geladeira por até 48h ou no freezer por até 30 dias. A dica é colocar uma etiqueta de identificação para não deixar passar o prazo de validade. Outra ideia é picar tudo e congelar em forminhas. Depois, é só retirar os cubinhos e armazená-los em sacos próprios para freezer. Eles poderão ser usados para o preparo de caldos.
FRUTAS
As polpas podem ser reaproveitadas se consumidas em até 24 horas, assim os nutrientes não são perdidos. Para usá-las mais tarde (em geleias, por exemplo), também vale a sugestão de congelá-las em forminhas.
DOCES, GELEIAS E VITAMINAS
As polpas de frutas também podem ser usadas em vitaminas ou para finalizar um doce. A do maracujá, misturada com açúcar na panela, vira uma cobertura para pudins ou brigadeiros. E a casca do melão pode ser uma boa alternativa para saladas. Depois de cozida, ela fica macia e com sabor leve.
http://planetasustentavel.abril.com.br