segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Como evitar doenças no jardim


O que são doenças de plantas?
Doenças de plantas são distúrbios da planta causados por um determinado agente. O ramo da agronomia que estuda as doenças das plantas é a fitopatologia.
As doenças de plantas podem ser causadas por diversos tipos de microrganismos: fungos, bactérias, vírus, entre outros. A maioria das doenças de plantas é causada por fungos.
O que pode parecer óbvio para uns, para outros é uma novidade: Doenças de plantas nunca poderão causar doenças em animais, e vice-versa. O que pode causar problemas são as toxinas geradas pela ocorrência da doença na planta, podendo intoxicar os seres humanos.

Fungos causam doenças?
São muitos os tipos de fungos existentes. O cogumelo, por exemplo, é uma parte de um fungo, chamada de corpo de frutificação. Tente imaginar os fungos como vários fios finos, chamados de “hifas”, que penetram nos tecidos da planta, sugando água e nutrientes da planta.
Um aspecto básico dos fungos é que sua reprodução é geralmente favorecida pela presença de água, seja da chuva, da irrigação, do orvalho, ou mesmo da umidade do ar. Ou seja, quanto mais água e umidade, mais fungos!
Você geralmente não precisa saber qual doença específica a sua planta do jardim tem. Não há necessidade de sabermos qual é o fungo que está atacando determinada planta, já que os meios de controle não são específicos.

Causadores de doenças no jardim:
São vários os meios de uma doença se espalhar pelas plantas do seu jardim, mas é possível evita-las. As causas mais prováveis estão listadas a seguir:

Excesso de água na rega - Causa excesso de umidade e apodrecimento da planta.

Má drenagem - Gera acúmulo de água na base da planta.

A doença está no ambiente - Impossibilita cultivar certas plantas em algumas regiões.

Planta muito sensível - Algumas plantas tendem a sofrer mais ataques de doenças que outras.

Planta estressada - Luz, regas, ou podas inadequadas, e falta de nutrientes podem causar enfraquecimento das plantas..

Insetos transmissores -Os pulgões, por exemplo, podem transmitir alguns vírus às plantas.

Como evitar as doenças no jardim?
Para evitar que seu jardim fique infestado de doenças, alguns são os cuidados que devemos tomar:

Regue corretamente - Nem regue nem muito mais, nem muito menos. Ao observar fungos na planta, reduza as regas.
Elimine as plantas e ramos doentes - Não adianta, as folhas ou galhos que já foram atingidos não serão mais recuperados. Para evitar que a doença se espalhe ainda mais, corte os galhos e folhas doentes, ou arranque as plantas atingidas.
Evite compactar a terra - Procure quebrar os torrões da superfície, adicionar matéria orgânica ao solo, não jogar jatos fortes de água no solo, manter o solo coberto com folhas, pedriscos, ou outros materiais.
Adube corretamente as plantas - Com o suprimento total de nutrientes, a planta consegue se defender melhor de ataques de doenças.
Deixe sua planta na luz certa - Isso evita condições estressantes à mesma, o que favoreceria o aparecimento de doenças.
Evite pulgões - Controle-os com pulverização de caldo de fumo ou de água com detergente.
Evite plantas que tem problemas na sua região - Plantas de clima quente, quando plantadas em clima frio, podem contrair mais doenças.
Elimine as plantas muito doentes - Não adianta insistir na mesma planta, algumas não podem ser plantadas nas condições do seu jardim.

Fonte:http://www.cultivando.com.br

Fungicidas Naturais


Controle Natural de Pragas 

1. Cultive plantas fortes e saudáveis

As plantas, assim como as pessoas, crescem melhor, se forem “bem alimentadas”. Os solos férteis, alimentados todos os anos com composto e adubo, produzem plantas fortes e saudáveis, resistentes ao ataque das pragas e das doenças. As variedades locais, adaptadas ao clima e aos solos, também podem ser mais resistentes às pragas e doenças locais. Escolha as melhores plantas na época da colheita para recolher sementes. Não coma os melhores legumes e as safras que amadurecerem primeiro. Ao invés disto, guarde as sementes destas, para que, a cada ano, suas safras melhorem em produção e em resistência às pragas e doenças.

2. Use o controle biológico
Observe cuidadosamente que pragas atacam as culturas e que predadores atacam estas pragas. Desta forma, você poderá identificar os predadores úteis, tais como as vespas, as moscas sirfídeas, os planipenes, os pássaros e as rãs. Ao invés de procurar destruir todos os insetos, auxilie e incentive os insetos e os pássaros úteis. As áreas com ervas daninhas podem incentivar os predadores úteis a se multiplicarem.

3. Pesticidas naturais
Estes pesticidas são feitos com plantas existentes no local. Na maioria das receitas, é acrescentada uma pequena quantidade de sabão, para fazer com que a solução grude nas folhas. Filtre-as usando um pedaço de pano ou tecido de saco.
Aplique os pesticidas na hora do poente, ou logo depois, para causar o mínimo dano possível aos predadores úteis. Use um pulverizador ou regador, ou mergulhe um galho cheio de folhas na solução e salpique as plantas.

Receitas para pesticidas naturais

Tabaco
Pegue dois punhados de folhas secas (200g) ou de pontas de cigarros.
Ferva de 15 a 20 minutos em 2 litros de água.
Acrescente sabão, misture e deixe esfriar antes de filtrar.
Dilua com 5 litros de água.
Aplique uma vez por semana.
Eficaz contra a broca das hastes do milho, lagartas, afídeos, moscas e gorgulhos, assim como contra carrapatos nos animais.

Pimenta-malagueta
Pique uma xícara (chávena) de pimenta-malagueta (cuidado para não esfregar os olhos!)
Acrescente 2 litros de água
Deixe de molho na água por 2 ou 3 dias ou ferva por 15 minutos.
Acrescente sabão em pó ou lascas de sabão, misture e filtre.
Durante a estação seca, aplique uma vez por semana. Durante a estação das chuvas, aplique três vezes por semana.
Eficaz contra as lagartas, os afídeos e as formigas.

Piretro
Seque meio quilo de flores recém abertas.
Esmigalhe as flores secas..
Ferva de 15 a 20 minutos em 2 litros de água
Acrescente sabão, misture e filtre antes de usar.
Eficaz contra os afídeos, as moscas brancas e as cochonilhas.
Você também pode fazer pó de piretro, triturando as flores secas. Polvilhe pela casa, para matar pulgas e percevejos.

Mamão
Pegue 1kg de folhas de mamoeiro, 2 colheres de chá de querosene e deixe de molho em 10 litros de água por 3 horas.
Filtre e salpique as plantas
Eficaz contra várias pragas.

Cinzas de madeira e de debulho de arroz

Junte as cinzas de debulho de arroz ou madeira queimada (eucalipto e cipreste são as mais eficazes)


Uma solução de alho também é eficaz, o bulbo contém enxofre, que o fungo da ferrugem não gosta. Para preparar, misture duas cabeças de alho (cerca de 110 gramas) com 900 ml de água por cinco a dez minutos no liquidificador. A solução precisa de um pouco de viscosidade para aderir à ferrugem, então acrescente algumas gotas de sabão líquido. Coe através de uma gaze e misture uma parte do líquido com nove partes de água. Depois é só aplicar nas plantas infectadas com um pulverizador.

CUIDADO!
Tenha muito cuidado ao fazer e usar os pesticidas naturais. Use uma panela velha, que não seja mais usada para cozer alimentos e mantenha-a bem longe das crianças. Use luvas ou sacos de plástico nas mãos. Qualquer planta tratada com os pesticidas naturais devem ser lavadas com água antes de ser usada.Fonte: http://tilz.tearfund.org