Como todos nós sabemos as formigas é um terror nas plantações. Quem já não teve alguma planta cortada pelas formigas.
Sua roseira estava linda à tarde, (não somente as roseiras, mas varias outros arbustos são muito apreciados) no outro dia você levanta e leva aquele susto, só encontra os tocos. Foram as formigas que detonaram tudo.
Ai você resolve colocar veneno para acabar procura uma casa especializada na venda de produtos agropecuários, até aí nada demais, o problema é: você pode até acabar com as formigas, mas vai prejudicar o meio.
Já que o meio ambiente está pedindo socorro vou dar uma dica que pode ser muito útil para quem tem algum problema com as formigas cortadeiras.
Receita: Farinha de pão, (isso mesmo, farinha de pão, você não leu errado não), pegue aquele pão que você esqueceu, rale no ralador de queijo mesmo, umedeça com vinagre, amasse bem, faça pequenas bolinhas e coloque no caminho das formigas. Não guarde a massa pronta de um dia para outro para não estragar.
Repita a operação quantas vezes forem necessárias. Ai você pergunta: o que tenha a ver bolinha de pão feita com vinagre. Explico, tem tudo a ver.
Como sabemos as formigas se alimenta de fungos, quando elas recolhem as bolinhas de pão com vinagre para a colônia acaba por contaminá-la com o pão que já contem fermento mais a reação do vinagre.
Com isso toda a colônia é dizimada sem prejudicar outros animais e pássaros que por ventura venha a comer as bolinhas. Pense nisso. A natureza agradece.
Tem mais: algumas espécies de formigas protegem determinadas plantas, espantando animais herbívoros, em troca de alimento e moradia. O problema é o desequilíbrio ecológico.
Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, há receitas caseiras para combatê-las. O importante é não usar produto tóxico.
Cultivar gergelim bravo próximo ao formigueiro é uma boa dica para eliminar o inseto voraz. Também dá para, simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho das formigas.
Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas é outra boa saída.
Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-índia e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, também é um jeitinho muito usado.
Se as formigas estão atacando suas árvores, a dica é enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Será um obstáculo intransponível.
Em vez da faixa, dá para usar uma lata, com graxa na parte interna. Se o problema for formigas na cozinha, é simples espantá-las.
Coloque um pouco de enxofre num saquinho de pano e deixe nas gavetas e prateleiras. Há quem prefira manter um ramo de salsa num copo com água.
serrademinas.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário