Fábio Morais, nosso consultor agrônomo especialista em produção orgânica, chama atenção para o fato de que o método convencional de combate a estas pragas com agrotóxicos é extremamente perigoso, contamina o meio ambiente e ainda causa doenças graves. Existem diversas pesquisas científicas demonstrando a relação direta do uso de agrotóxicos com alguns tipos de câncer, mal de Alzheimer, distúrbios neurológicos e mutações genéticas!
Por isto, o ideal é fugir dos agrotóxicos sempre e recorrer a receitas alternativas que não fazem mal para a saúde nem para o meio ambiente. A receita de hoje é simples e pode ser usada no seu jardim ou horta! Mesmo assim, mantenha o produto longe do alcance das crianças e dos animais de estimação e, se for aplicá-lo na horta, lave bem os vegetais antes de consumi-los!
Inseticida natural de fumo e pimenta malagueta
Esta é uma receita reduzida, para aumentá-la basta respeitar a proporção dos ingredientes.
Ingredientes
10 g de fumo picado
10 g de pimenta malagueta
16 g sabão de coco
100 ml de álcool a 30%
2 l de água
Modo de preparo
Corte a pimenta em pedaços e deixe de molho durante 3 dias em 100 ml de água. Coloque o fumo picado em 100 ml de álcool e deixe descansar durante 24 horas. Coe o extrato do fumo e da pimenta e reserve. Derreta o sabão de coco em 200 ml de água quente, deixar esfriar e junte ao extrato de fumo e de pimenta malagueta coado.
Você pode armazenar o extrato ou misturar no restante dos 2 litros de água e pulverizar sobre as plantas no período da tarde, fugindo das horas mais quentes do dia. Pode ser conservado por até 3 meses, em embalagem fechada, na sombra e fora do alcance de crianças e animais.
Como age o inseticida natural
A nicotina presente no fumo age no sistema nervoso, provocando a paralisação da alimentação. Já a pimenta possui uma substância chamada Capsaicina que tem ação de repelência.
Nosso consultor Fábio Morais é engenheiro agrônomo da Universidade Orgânica e extensionista rural do INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural).
Fonte: lar-natural.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário